“Teresa” Resumo dos Capítulos 6 ao 10 (15.10 a 19.10)

Capítulo 06, segunda-feira, 15 de outubro

Rubens diz a Arthur que conheceu Teresa, a mulher mais bela da cidade. Rubens pergunta se Arthur e Teresa tem algo, ele diz que jamais teve ou terá algo com ela, pois trata-se de uma de suas alunas. Aída diz para seu pai que Teresa não tem dinheiro e busca desesperadamente por alguém que lhe proporcione as coisas boas que o dinheiro pode comprar. Regina diz a Mariano que Teresa passa tanto tempo com gente de dinheiro, acreditando que essas pessoas gostam dela, mas na verdade não devem dar a mínima, e pede a ele que faça Teresa entender onde realmente é seu lugar. Rosa participa de uma competição de ginástica, mas antes de finalizar seu exercício sofre um desmaio. Luisa diz a Arthur que está se dando conta do quanto Teresa é importante para ele, e questiona o irmão se ele tem outros interesses na moça, Arthur responde que Teresa é apenas uma aluna esforçada, a quem ele pode e quer apoiar, quanto ao amor, ele diz que após o que Paloma lhe fez, não vai voltar a colocar os olhos em outra mulher por muito tempo. Teresa fica histérica ao saber que sua irmã sofreu um infarto, e chorando, diz a Mariano que certamente vão precisar de dinheiro, o que eles não tem. Mariano tenta tranquiliza-la. Luisa diz a Arthur que acreditava que Teresa lhe interessava como mulher, ele responde que não seria ético ter uma relação com uma de suas alunas, e que, além disso, Teresa é muito jovem. Luisa diz que não é muita a diferença de idade, e que Arthur, um homem culto e charmoso, pode chamar a atenção de qualquer mulher. Armando, chorando, entrega a Rosa a medalha que ganhou na competição, ela  diz que fica muito feliz que seu pai se sinta orgulhoso dela, assim como sempre se orgulhou de Teresa. Rosa morre.

 

 

Capítulo 07, terça-feira, 16 de outubro

 

Teresa culpa a pobreza pela morte de Rosa, e jura diante do corpo da irmã que jamais voltará a chorar nem  sofrer por ser pobre. Jonhy se sente responsável pela morte de Rosa. Arthur vai até o hospital para apoiar moral e economicamente Teresa, lá ele se encontra com Mariano, que joga na cara do professor que por estar no lançamento de seu livro, Teresa perdeu a última apresentação de Rosa, e não teve tempo de se despedir. Mariano pede a seu pai autorização para gastar as economias de sua família no pagamento dos gastos do funeral de Rosa. Rubens diz a Esperança que moveu céus e terras para passar todo o dia com ela, pois irá fazer uma viagem de trabalho breve, e assim não se verão durante algumas semanas. Esperança pensa que Rubens mente e na verdade vai fazer uma viagem com sua esposa, furiosa, ela reclama com ele. Rubens, hipócrita, consegue enganar Esperança, dizendo que essa viagem é um pedido de Aída, e que logo após a viagem irá se divorciar, ele garante a Esperança que já não sente mais nada por Mayra, e que a ama de verdade. Aurora se decepciona quando Mariano diz que Teresa foi sua primeira namorada, que eles já terminaram, mas ele ainda a ama, e que inclusive estão em vias de reatar o romance. Aurora diz a Mariano que não deve desconfiar de Arthur, já que ele é um homem sério e só quer ajudar Teresa, e que, além disso, se o amor que sentem é realmente forte, nada poderá separá-los. Mariano diz a Esperança que soou muito estranho ela não conhecer nada no próprio hospital em que trabalha. Teresa, fora de si, diz a Joana que Rosa morreu porque não tinham dinheiro para um bom hospital, e que prometeu para a irmã que jamais voltará a sofrer por ser pobre.

 


Capítulo 08, quarta-feira, 17 de outubro

 

Teresa diz a Aurora que sente algo por Mariano. Aurora então conta a Teresa que Mariano lhe confessou que ainda a ama, e contra um sentimento tão forte como esse, não se pode fazer nada. Aurora pede a seu pai permissão para fazer uma viagem, pois quer se afastar de Mariano, já que ele ama sua melhor amiga, e não suportaria vê-los juntos. Esperança conta a Teresa que Rubens viajou com sua esposa, Teresa  diz que ela deveria procurar um trabalho porque não é bom depender de um homem, e ainda mais se este for casado, que certamente ele se reconciliará com a esposa. Teresa procura Rubens em seu escritório, e surpreende-se ao encontrar Mariano lá, este diz que o pai de Aída é seu principal cliente e faz muitas corridas para ele, com material confidencial. Aída, ao ver Teresa e Mariano se beijando, caçoa deles dizendo que enfim Teresa está com alguém à sua altura, um taxista. Furiosa, Teresa diz a Mariano que odeia que a menosprezem. Aída, rindo, diz a Paulo que sua amada Teresa agora anda beijando um mero taxista. Pablito desmaia, levado ao hospital,  o Doutor diz a Esperança que seu irmãozinho tem câncer nos rins.

 

 

Capítulo 09, quinta-feira, 18 de outubro

 

O médico diz a Esperança que Pablito deve ser operado, e que, se apesar da cirurgia o câncer seguir avançando, deverá passar por sessões de quimioterapia, além de necessitar tomar remédios muito caros. Luisa diz a Teresa que seu pai foi acusado de fraude e que uma história muito complicada afetou profundamente ela e Arthur, inclusive muitos amigos e familiares se afastaram deles. Paulo, para incomodar Mariano, o chama para um suposto serviço, e como Mariano nega, Paulo o insulta. Aurora fica balançada quando descobre que Mariano empenhou coisas suas para conseguir dinheiro para o funeral de Rosa, e fica impactada quando Esperança e Jonhy  dizem que Pablito tem câncer. Luisa conta a Teresa que Arthur tinha uma namorada e estavam a ponto de se casar, mas ela o deixou plantado quando descobriu o que aconteceu com seus pais, dessa maneira Arthur caiu no vicio do álcool e só melhorou quando viu o quanto ela sofria. Aurora pede a seu pai que ajude Pablito. Paulo e dois amigos chegam à casa de Teresa dispostos a agredir Mariano, Teresa diz a Paulo que ela e Mariano terminaram e cada um decidiu viver a sua vida. Paulo  diz que ainda a ama, e a seu lado terá tudo o que quiser, Teresa diz que só o aceita se eles se casarem, do contrário, nada entre eles será possível. Paulo  diz que um taxista não conseguirá mantê-la. Mayra atende o telefone de Rubens e fica desesperada ao ouvir Esperança, furiosa, Mayra reclama com a moça. Luisa diz a Arthur que não era a favor de que ele apoiasse Teresa, mas agora gosta da ideia, pois Teresa se mostrou uma garota inteligente, sensível e amorosa.

 

 

Capítulo 10, sexta-feira, 19 de outubro

 

Paulo aceita ser namorado de Aída. Rubens diz a Esperança que sua ligação provocou uma briga e sua  esposa se recusa a dar o  divórcio. Arthur recebe uma ligação de Paloma e, furioso, pede a ela que não volte a procurá-lo. Luisa pergunta a Teresa se ela tem namorado, ela responde que não, e que duvida que se apaixone, pois em seu meio só tem garotos fúteis e ela procura um homem mais centrado e maduro. Regina chora em frente a um porta retrato de Rosa. Aurora diz a Teresa que espera que ela não se ofenda com as coisas que deixou com sua mãe, Teresa, sarcástica, diz que não se importa, pois aos pobres realmente só resta aceitar esmolas. Aurora diz que não quis ofender, e Teresa rapidamente diz que foi apenas uma brincadeira, e aproveita para pedir para Aurora sua bolsa de mão. O pai de Aurora  diz que descobriu que Mariano não tem dinheiro, e a recrimina dizendo que espera que a filha não tenha se afastado do rapaz por isso. Aurora diz que soube a pouco que Mariano era pobre, e que não  disse nada pois achou que ele não julgasse isso importante, ela também diz que se afastou dele, pois ouviu do próprio que ele ama Teresa. Teresa se zanga por que Mariano foi buscá-la na casa de Arthur, e disse ao professor de Teresa que ela é comprometida. Teresa se surpreende quando percebe que Mariano a ouviu dizer que fará o que seja para sair da pobreza, ele, incrédulo, pergunta  até onde ela está disposta a chegar para deixar de ser pobre.

 

 

 

“Teresa” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 17hrs.

Editor Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code